Nesta era de mudanças culturais, políticas e inclusive econômicas, a moda reflete este clima de novos tempos, e muitas coisas antes estranhas, agora chegaram às passarelas. O que era simétrico, agora vem repaginado em novas medidas, peças de alfaiataria ganham recortes onde as silhuetas se afastam do corpo e os tênis, antes coisas de adolescentes, agora são um item de luxo.

Vivemos o resgate das modelagens estruturadas, e vestir-se com sobreposições virou símbolo de estilo e sensualidade e misturar tecidos e estampas nunca esteve tão em alta.

Claro que estas mudanças afetam também o mercado de noivas, agora até este segmento tão formal passa por reformulações: nem muito sexy e nem tão clássicas, as noivas do século 21 escolhem looks com calças e esbanjam feminilidade. Paralelamente à evolução no quesito estilo, o número de casamentos gays tem aumentado a cada ano, assim como cerimônias inter-religiosas; o índice de divórcios, inclusive, diminuiu.

Logo se deduz que o segmento navega contra qualquer crise. Afinal, se  ainda associamos o visual das  noivas à imagem das princesas , coisas como coque alto, tiara, cintura marcada e saia volumosa, vemos que na medida em que o mundo se reinventas e ampliam-se as opções: Agora a noiva de 2020 também veste ternos, macacões e vestidos-calça.

Abaixo algumas opções para quem procura o estilo, digamos, mais descolado para se casar.